Tróia Resort

Mercado Romano 2017

Em nome do Deus Mitra!

7 a 9 de Abril

Horários
Dia 7 – 18h-22h
DIA 8 – 11h-22h
Dia 9 – 11h-20h

Entrada

Adultos 5€ | Crianças 5-14 anos 3€ | Crianças 0-4 anos gratuito.

Acesso de autocarro para o Mercado a partir do cais dos catamarãs e do cais dos ferries (serviço gratuito).

DEUS MITRA

Mitra foi uma divindade persa incorporada no panteão romano entre os séculos I e III d.C. O deus Mitra é responsável pela criação do mundo, representando a ordem cósmica e a salvação da humanidade depois do combate com Hélios. Foi por isso bem acolhido entre os exércitos e todos aqueles que arriscavam a vida. Os mistérios de Mitra, geralmente celebrados em grutas, estavam vedados às mulheres e possuíam um ritual iniciático pleno de simbolismo.

O relevo mitraico descoberto em Tróia é um dos mais importantes testemunhos deste culto e constitui a peça mais tardia alguma vez encontrada na Península Ibérica, atestando a existência de uma comunidade mitraica em Tróia até ao séc. III. Dada a sua importância, a 5ª edição do Mercado Romano pretende evocar a memória deste culto e a sua importância na comunidade romana que habitou em Tróia neste período.

 

Os BOCCHUS

Nos primórdios do Império Romano, um grande cidadão de Salacia, de nome Lucius Cornelius Bocchus, participou na construção em Ácala de um gigantesco complexo industrial para produção de molhos e salgas de peixe.

No séc. II d.C., depois de 100 anos a produzir garum e a alimentar as bocas do Império, a família Bocchus prossegue na gestão dos negócios das oficinas. Vive numa luxuosa domus que, milénios mais tarde, quando as suas ruínas forem descobertas, dará pelo nome de Rua da Princesa. Os Bocchus estão a organizar uma grande festa em honra do deus Mitra, ao qual todos os seus mercadores e escravos são devotos. Pedem que o deus abençoe Ácala com mais 300 anos de prosperidade. E assim será feita a vontade dos deuses.

 

Contactos: arqueologia@troiaresort.pt | 939 031 936